sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Festa da Rainha

clique na imagem para ampliar

Hoje, na Holanda, país que ainda tem a monarquia como forma de governo, comemora-se a Festa da Rainha.


É a festa mais popular do país, com espetáculos dos mais variados estilos, com muita música e dança e imensas feiras livres, onde são comercializados diversos tipos de produtos na rua sem qualquer proibição.


A cor laranja é a oficial da família holandesa e predomina na ornamentação dos locais onde a festa acontece e a maioria das pessoas traz consigo algo dessa cor em seus trajes.


Tradicionalmente, celebra-se o dia da Rainha em 30 de Abril para comemorar o aniversário da já falecida Juliana, mãe da atual Rainha Beatrix. De acordo com diversas fontes, a primeira vez em que a festa celebrou-se de maneira pública, foi em 31 de agosto 1885, aniversário da então ainda princesa Wilhelmina, mãe da Rainha Juliana. Os liberais deram a idéia, com a intenção de promover a unidade nos Países Baixos. Embora a Rainha Beatrix aniversarie no dia 31 de janeiro (em pleno inverno), a festa continua sendo celebrada em 30 de Abril, quando o clima já está mais ameno e coincide com o dia em que, em 1980, Beatrix subiu ao trono e determinou que a festa fosse sempre celebrada em 30 de Abril, em homenagem à sua mãe, Rainha Juliana.


Em Amsterdã, capital holandesa, é onde a festa é mais rica, apesar de ser comemorada por todo país e milhares de turistas o visitam, constituindo uma excelente receita.


A família real escolhe a cada ano uma cidade diferente para visitar e comemorar o aniversário da Rainha Beatrix.


clique na imagem para ampliar

O consulado holandês aproveitará a ocasião da data comemorativa e realizará uma simulação da Festa da Rainha em diversas localidades brasileiras e é claro que por aqui, balão também é item quase obrigatório para celebrar a alegria dos participantes, seguindo a forte tendência que já existe nos países do exterior. Nas fotos podemos visualizar algumas imagens da Holanda, em dia dessa grande festa popular.


E inserindo a frase sempre citada pela nossa grande parceira Lia Palka, God save the Dutch Queen!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário